>> Festa de São João em Corumbá

Mês de junho é mês de São João, Santo Antônio São Pedro, os santos mais festejados em Corumbá.
Santo Antônio acontece no dia 13 e é comemorado nos lares por meio de rezas e ladainhas, com amigos e vizinhos; São João é a de maior destaque. É realizada no dia 23 para 24 e tem como sua característica o festejo alternado por entonações sacras e carnavalescas. É a perfeita simbiose entre o profano e o sagrado.

O ritual começa no entardecer do dia de São Pedro, 13 de junho, as famílias devotas preparam uma cerimônia, na qual uma imagem é colocada em um altar enfeitado de flores, armado em cima de um andor, enquanto isso uma rezadeira puxa as rezas ao santo. Em seguida é ordenado pelos curureiros*, que são grupos musicais tradicionais da região que utilizam a viola de cocho como principal instrumento, além do ganzá e do adufo. O ponto máximo acontece quando descem em procissão a Ladeira Cruz e Cunha rumo ao Porto Geral para o famoso banho do santo na margem do rio Paraguai. O festejo é seguido com show pirotécnico e hinos carnavalescos com temas folclóricos.

Entre as mais conhecidas supertições juninas, estão as relativas a casamento. Diz a lenda que mocinhas casadouras precisam passar por baixo do andor do santo durante o banho do rio, para encontrarem o futuro esposo antes do próximo festejo.
São Pedro é comemorado no dia 29. É bem menos rica que a festa de São João. Esta é conhecida pela procissão fluvial que acontece no rio Paraguai.

As manifestações folclóricas são exibidas pelo traje típico, pelos enfeites dos arraiás que são montados e pelas brincadeiras.

Cururu - A festa mudou, mas mantém o sacro-profano, entre a brincadeira e a devoção. Após a ladainha, duração a procissão, o grupo musical toca um ritmo animado, lembrando o carnaval, e as pessoas pulam e gritam segurando a vela acesa. Antigamente, os cururueiros (tocadores de viola-de-cocho) acompanhavam os andores, o que ainda prevalece em regiões ribeirinhas. A modernidade trouxe a sanfona, o sopro e bumbo.

Brincadeiras juninas
Quadrilha, corrida do ovo, pau -de- sebo, dança da cadeira, corrida do saco entre outras.

Um dos hinos mais tradicionais foi o recolhido pelo professor Valmir Batista Corrêa e tem como letra

 

Deus te salve João
Batista sagrado
O teu nascimento
Nos tem alegrado

Se São João soubesse que hoje era o seu dia Descia
do céu à terra
Com prazer e alegria

João batiza Cristo
Cristo batiza João
Todos foram batizados
Lá no rio Jordão