>> Culinária

Para se falar da culinária pantaneira precisamos antes falar da influência histórica de dois períodos distintos. O primeiro quando a província de Mato Grosso ficava isolada e sofria influência dos países de língua platina e o segundo quando já havia ligação aérea e ferroviária com São Paulo e Rio de Janeiro, período em que o rio Paraguai perdeu sua hegemonia como meio de transporte de carga e passageiro.

Da convivência com os países vizinhos, principalmente Argentina e Paraguai, surgiram pratos famosos que até hoje fazem parte da cozinha corumbaense como o PUCHERO(cozido) dos argentinos que difere um pouco do nosso pois nele não tinha milho verde nem banana da terra tão do agrado do matogrossense. Hoje com os modernos meios de comunicação são poucos os que se dão conta de que o COZIDO à brasileira foi no passado o apetitoso PUCHERO argentino de nossos pais e avós.

Do Paraguai vieram os hábitos do TERERÉ que corresponde ao CHIMARRÃO do gaúcho, o TERERÉ porém é servido com água em temperatura natural. Outras influências paraguaia são a CHIPA, uma rosca feita de queijo e a SOPA PARAGUAIA. Essas duas são encontradas em casas de venda de salgados, bares e até mesmo em tabuleiros de vendedores ambulantes.

Depois da chegada da estrada de ferro Brasil-Bolívia outros elementos culinários chegaram a mesa dos corumbaenses, a SALTENHA que é um tipo de pastel boliviano feito de carne, trigo e azeitona e o ARROZ BOLIVIANO preparado com ervilha, banana da terra frita, pedaços de galinha, ovos cozidos e milho verde.


A culinária cuiabana também exerceu influência na mesa do corumbaense, exemplos são a FAROFA DE BANANA, a FAROFA DE CARNE, o PACU assado, o CARIBEU(ensopado de carne seca e mandioca picada), o LICOR DE PIQUI(fruta nativa do pantanal), o FURRUNDU(sobremesa feita com mamão e rapadura de cana), etc.

Da criatividade das cozinheiras pantaneiras temos o QUIBEBE DE MAMÃO(mamão verde cortado em fatia e com temperos), o SORVETE DE BOCAIUVA(fruta rica em proteínas) e o SUCO DE PIRANHA(peixe passado no liqüidificador depois temperado, cozido e coado).