A Retomada de Corumbá

A Retomada de Corumbá é comemorada no dia 13 de Junho. Dia em que Antônio Mª Coelho expulsou os paraguaios invasores que liderados por Solano Lopez tomaram as terras da Província de Mato Grosso por ocasião da Guerra do Paraguai nos idos de 1865.

O comando da invasão paraguaia por água coube ao coronel Vicente Barrios, e por terra, coube ao coronel Izidoro Resquin. Cumpria a Barrios tomar o Forte de Coimbra, as Vilas de Albuquerque, e de Corumbá. Tinham a missão de aprisionar os habitantes e tomar o gado existente para o abastecimento do exército paraguaio.

Embora souberam que Lopez havia ameaçado o Império, os brasileiros não esperavam e não estavam preparados para qualquer invasão.

No dia 29 de dezembro de 1864, tropas paraguais invadiram o Forte Coimbra, que por falta de munição estava abandonada e sem a sua salvaguarda, permitindo ao invasor a ocupação. Quando chegaram a Vila de Corumbá, não foi oferecida qualquer resistência.

Nos primeiros meses de 1865, organizou-se uma tropa para dar combate aos invasores da província de Mato Grosso, que passou a ser conhecida como Força Expedicionária de Mato Grosso que somente em 13 de julho de 1867, Antônio Mª Coelho retomava a Vila.