>> Clima

A diversidade climática do território brasileiro é muito grande, isso tem como causas a geografia, a extensão territorial, o relevo e as massas de ar. Este último é de grande importância pois atua diretamente tanto na temperatura quanto na pluviosidade, provocando as diferenciações climáticas regionais. A região centro-oeste é bastante diversificada quanto à temperatura, em conseqüência do relevo, extensão longitudinal e circulação atmosférica. Já em relação à pluviosidade é mais homogênea.

O modo mais fácil de interpretar o clima é através de medias, anuais ou sazonais, de temperaturas e precipitações. A temperatura é um aspecto importante do clima e pode ser utilizada para classificar as zonas climáticas:

Tropical - media anuais e mensais acima de 20ºC
Subtropical - com a 4 a 11 meses acima dos 20ºC e uma media geral entre 10 e 20ºC
Temperado- Com 4 a 12 meses entre 10 e 20ºC e o resto mais fresco
Polar- Com 12 meses abaixo de 10ºC

O clima do Pantanal é o tropical, no verão é quente e fica em torno de 32 graus e no inverno é frio e seco, com média de 21 graus. O índice pluviométrico anual está entre 1000 e 1400 mm, sendo de novembro a março os meses mais chuvosos ( em torno de 68% do total pluviomertico anual)) e no período de junho a agosto o de maior estiagem ( apenas 7% do total pluviométrico anual). O clima da região pode ser dividido em quatro estações: seca (de junho a setembro), enchente (de outubro a dezembro), cheia (de janeiro a março) e vazante ( abril e maio). Os fatores que influenciam as condições climáticas são a latitude, altitude, topografia, distância do mar, correntes oceânicas, tipo de densidade de vegetação e condições do solo. Há evidências que as atividades humanas como a poluição atmosférica, a urbanização e a devastação das florestas estão causando modificações no clima do planeta e isso pode interferir no desenvolvimento da fauna e da flora.

A região do Pantanal tem um regime de chuvas tropical com duas estações bem definidas: o período de seca que dura de 4 a 5 meses (entre maio e setembro) e o período de chuva nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

O clima de Corumbá é o tropical, com o inverno seco e chuvas no verão. A media da temperatura é 25%, a da umidade relativa do ar é de 76,8% e a precipitação anual de 1.070mm (chovendo em media de 100 dias no ano).