Alunos da rede estadual terão formação para atuar no Grêmio Estudantil

Alunos da rede estadual terão formação para atuar no Grêmio Estudantil

Compartilhe este conteúdo:

Pela primeira vez alunos da rede estadual de ensino terão formação específica para atuar no Grêmio Estudantil. Nesta quarta-feira (29) o Governo do Estado - através da Secretaria de Estado da Cidadania e da Secretaria de Estado de Educação - lança a formação “Grêmio Estudantil: Cidadania Ativa”, no auditório da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, às 8h.

Em março deste ano, estudantes foram às urnas para eleger as chapas dos 337 grêmios em todo o Estado. A formação é uma iniciativa da Cidadania, SED e Fadeb, com apoio do Conselho Estadual da Juventude de Mato Grosso do Sul, Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e outras instituições estudantis. 

As agremiações têm um papel fundamental na defesa dos interesses individuais e coletivos, porque representa a voz dos estudantes na escola e permite que eles exercitem a cidadania, participando ativamente das ações e decisões da comunidade escolar. 

Titular da SED (Secretaria de Estado de Educação), Helio Daher ressalta o quão importante o curso é para a formação dos estudantes que vão atuar nos grêmios. “Este curso tem objetivo de prepará-los pra atuar como representantes de todos os estudantes que votaram em vocês. É o exercício de cidadania, e acima de tudo, o exercício dos direitos e deveres que vocês, enquanto representantes, têm que ter ao cuidar e falar em nome daqueles que apontaram vocês como representantes”, pontua.

Subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz explica que a capacitação vai fortalecer os Grêmios Estudantis e promover o desenvolvimento dos jovens aqui em Mato Grosso do Sul. “Nesta formação vamos mergulhar nos marcos legais e históricos dos grêmios estudantis, além de compartilhar depoimentos reais com estudantes e diretores que possuem essa experiência. Queremos mostrar como os grêmios podem fazer uma baita diferença na nossa escola e comunidade escolar, tornando-a mais participativa e democrática”, resume Jessé.

Dividida em módulos, a capacitação será feita on-line, para todas as escolas onde foram eleitos os grêmios estudantis, com apoio dos professores da Coordenadoria de Práticas Inovadoras da SED. O lançamento oficial será transmitido on-line para todos os 337 grêmios estudantis a partir do auditório da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, em Campo Grande. As informações são da Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul.

Foto: Ricardo Agra/SED

Compartilhe este conteúdo: