Corumbá amanhece tomada por fumaça nesta segunda-feira

Corumbá amanhece tomada por fumaça nesta segunda-feira

Compartilhe este conteúdo:

O mês iniciou com focos de queimadas na região pantaneira. De acordo com o jornal Diário Corumbaense, o fogo atinge área localizada na região do canal do Tamengo, desde a noite de sábado (01).

Equipe do Corpo de Bombeiros foi até o local na manhã de domingo (02), para combater as chamas. Devido aos ventos, no início da tarde, parte da fumaça foi trazida para a área urbana de Corumbá e na manhã desta segunda-feira foi possível observar uma densa camada por toda a cidade. 

A previsão para esta segunda-feira é de sol, sem chuva. A máxima prevista é de 35°C. 

Bases avançadas no bioma

O Governo do Estado instalou bases avançadas no bioma. O trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar teve início no dia 15 de maio, com o envio de equipamentos pelo rio Paraguai - por uma barca - para quatro bases localizadas em regiões conhecidas como Jatobazinho, Barra do São Lourenço e Redário, além da Santa Mônica, que é uma base terrestre com acesso mais rápido pelo rio.

A instalação das bases, consiste em disponibilizar estrutura - com caixas térmicas, mini geladeiras, motor, moto-gerador, equipamentos de combate a incêndios, utensílios de cozinha - para que as equipes do CBMMS estejam nos locais mais distantes de maneira permanente durante o período de temporada de incêndios florestais.

As bases avançadas são instaladas em paralelo ao trabalho preventivo – com orientação e educação ambiental –, para facilitar o deslocamento das equipes e a resposta no controle das chamas, especialmente em áreas de difícil acesso.

A atuação dos bombeiros faz parte de um plano abrangente do Governo do Estado para mitigar os dados dos incêndios florestais no Pantanal, devido ao alerta climático para todo o MS que registra chuvas abaixo da média desde dezembro do ano passado.

Fotos: Luis Fernando/CorumbaTaOn 

 

Compartilhe este conteúdo: