Em ação inédita, Corumbá destina 35 toneladas de vidros para reciclagem

Em ação inédita, Corumbá destina 35 toneladas de vidros para reciclagem

Compartilhe este conteúdo:

Assessoria de Comunicação da PMC

A Semana Municipal do Meio Ambiente, que este ano trabalhou o tema “Transformando Resíduos em Recursos”, teve uma ação inédita em Corumbá: a primeira coleta de vidros na cidade.

De acordo com a Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, a coleta "representa um avanço significativo na política de gestão de resíduos e reflete o compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente". Desde a implementação do Ecoponto, a Fundação trabalha na estruturação de um sistema eficiente de coleta e destinação correta dos materiais recicláveis.

Com a parceria de uma empresa especializada e responsável pela destinação correta do vidro, foram retiradas 35 toneladas, um número expressivo que marca a iniciativa.

A coleta de vidro, além de contribuir para a redução de resíduos no meio ambiente, também promove a conscientização da população sobre a importância da reciclagem. O projeto é um exemplo de como a colaboração entre o poder público, empresas e cidadãos pode gerar impactos positivos e duradouros para a comunidade.

O tema “Transformando Resíduos em Recursos” tem como objetivo promover a conscientização e a educação ambiental na comunidade, destacando a importância da reciclagem e da reutilização de resíduos. Através de atividades lúdicas, educativas e interativas, busca-se engajar alunos, cidadãos e estabelecimentos locais na prática da sustentabilidade, incentivando a transformação de resíduos em recursos valiosos. Ao fomentar a cultura de responsabilidade ambiental e criatividade, a ideia é inspirar a população a adotar práticas que contribuam para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Processo de reciclagem

"O vidro recebe uma lavagem (retirar sujidades) e em seguida passa por um processo de trituração. Os cacos são então aquecidos e fundidos a uma temperatura acima de 1300 °C. Após esse processo, garrafas, copos, etc., podem ser moldados e utilizados novamente. 

Atualmente estima-se que mais de 40% das embalagens de vidro produzidas no Brasil são de material reciclado e a expectativa é que este número aumente. Para isso, é preciso ter o hábito de separar o lixo. Coloque os utensílios de vidro separados em caixas de papelão e encaminhe para a coleta seletiva

O Ecoponto fica localizado na rua Aquidauana, 279, bairro Universitário.

Foto: Divulgação/PMC

Compartilhe este conteúdo: