Feriado municipal relembra os 157 anos da Retomada de Corumbá

Feriado municipal relembra os 157 anos da Retomada de Corumbá

Compartilhe este conteúdo:

Nesta quinta-feira (13), é feriado municipal em homenagem aos 157 anos da Retomada de Corumbá. 
Em 13 de junho de 1867, as tropas comandadas pelo tenente-coronel Antônio Maria Coelho, expulsaram os paraguaios comandados por Solano Lopes, na ação conhecida como Retomada de Corumbá, que marcou o início do processo de expulsão definitiva das tropas paraguaias do solo de Mato Grosso.

A data relembra a Guerra do Paraguai, quando em janeiro de 1865, Corumbá e o Forte de Coimbra foram militarmente tomados por tropas paraguaias. Muitas vidas foram ceifadas na época.

Em 1867, o presidente da província de Mato Grosso, Couto Magalhães, planejou a Retomada de Corumbá e iniciou os preparativos militares elaborando a estratégia das operações, que ficou sob o comando do tenente coronel Antônio Maria Coelho. No dia 15 de maio de 1867 teve início a ação militar para a Retomada de Corumbá com a partida das tropas do Porto de Cuiabá.

No dia 13 de junho, pela madrugada, a tropa toma rumo norte, caminhando pelas margens do Rio Paraguai. Depois de 25 quilômetros de penosa marcha, os soldados param próximo à vila de Corumbá, para observação e plano tático de seus comandantes.

Com informações do site Portal Mato Grosso.

Compartilhe este conteúdo: